Metal Work desenvolve tecnologias de automação industrial com foco em indústria 4.0 e conectividade

A Metal Work chega à Intermach 2025 com uma proposta de transformar os processos industriais por meio da automação industrial integrados (IOT, IA), ou seja, soluções usando, tecnologias do vácuo para manipulação e eixos elétricos, pneumática, fluídos, hidráulica nos conceitos avançados de conectividade, monitoramento remoto e análise preditiva.

Mais do que expor produtos, a Metal Work oferece aos visitantes da feira a oportunidade de conhecer uma nova forma de pensar e implementar automação industrial, baseada em dados, inteligência e modularidade. Seus lançamentos e soluções são respostas diretas aos desafios atuais da indústria a redução de custos, aumento de eficiência, rastreabilidade, sustentabilidade e disponibilidade de dados em tempo real.

 Em destaque a plataforma EB 80, que deixa de ser apenas uma ilha de válvulas para se tornar um hub inteligente de automação modular e digital, essencial para operações industriais que desejam escalar seus processos com segurança e performance. O EB 80 é o elo entre a automação tradicional e os novos modelos digitais da Indústria 4.0. A plataforma entrega informações críticas sobre elementos da automação  e tendências de desgastes  em tempo real. Permite monitorar o  consumo energético e a emissão de CO2 dentro dos requisitos  ESG, se conecta facilmente com sensores inteligentes e sistemas de controle como CLPs e redes industriais, no conceito modular, permitindo personalização e expansão conforme a necessidade de cada operação.


Continua depois da publicidade


Essa estrutura permite que a operação evolua dentro da escala de maturidade digital da indústria, desde a transparência dos dados (nível 1) até a inteligência preditiva (nível 4). Isso significa mais controle, menor tempo de resposta, aumento da disponibilidade dos ativos e, sobretudo, capacidade de antever falhas com base em dados concretos.

Impactos da automação e conectividade na produção

O módulo EB 80 Wireless é uma inovação no monitoramento industrial ao permitir comunicação via Bluetooth® e Wi-Fi com a plataforma EB 80. Essa conectividade transforma completamente a forma como os operadores e técnicos de manutenção interagem com o sistema. Por meio do app Metal Work EB80Up, disponível para Android e iOS, é possível acessar diagnósticos em tempo real, verificar número de ciclos, alarmes e limiares de intervenção, além de monitorar o desempenho dos atuadores conectados, incluindo tempos de resposta e eventuais atrasos.

Na prática, isso significa que problemas podem ser detectados antes de causarem impactos, facilitando a manutenção preditiva, evitando paradas não planejadas e aumentando a segurança da operação. Tudo isso com conectividade, acesso remoto e interface amigável, o que torna a gestão ainda mais eficiente e intuitiva.

Em lançamento, a série de válvulas solenoide hidráulica de baixa potência da série VSH. opera com fluído hidráulico a pressões de até 315 bar e é servo pilotada pneumaticamente, o que permite a utilização de bobinas de apenas 0,7 watts, operando com corrente contínua de 24 vcc; graças a esta nova versão   os sistemas hidráulicos podem   ser integrados à plataforma EB80 sendo monitorados em tempo real. Essa configuração low power, reduz significativamente os custos com infraestrutura elétrica e mão de obra, pois permite ligação das bobinas elétricas diretamente ao CLP. É uma solução que une eficiência energética, redução de custos operacionais e alta performance técnica, sendo ideal para aplicações industriais que demandam robustez com economia.

Visite a Metal Work na ilha da ABIMAQ, no estande 092!
* Esta empresa é parceira do Grupo CIMM